Roteiro para o fim de semana

Uma de muitas sugestões possíveis

Se é a primeira vez que visita o Gerês e tem pouco tempo, aproveite para visitar os pontos mais importantes de carro, como o miradouro da Pedra-Bela e de lá terá a possibilidade de ver todo o vale do Gerês, a barragem de caniçada e se o tempo o permitir, poderá ver Braga.

Observe a vegetação, os penedos, as cascas douradas do pinheiro-silvestre, saboreie a água fresca das fontes.

Retome o passeio de carro e siga na direção da Cascata do Arado. Atravesse a ponte, estacione o carro e suba a escadaria. Verá uma das mais belas cascatas e poço de água. Se for verão, poderá tomar um banho. Continue a subir, se ainda dor dia, e encontrará outras belas lagoas. Pode observar alguns sobreiros, que ainda mantêm a cortiça virgem. Regresse ao Gerês, pela Ermida, onde poderá lanchar e observar os campos da agricultura tradicional.

De regresso ao Gerês, poderá tomar uma bebida na esplanada do Hotel Carvalho Araújo ou no Gerês Terrace, ou então poderá experimentar uma atividade relaxante no SPA ou no Clube Saúde. Para jantar, poderá optar pelo Gerês Terrace, em frente ao Hotel Carvalho Araújo.

Depois de uma noite reconfortante, e do pequeno almoço, nada melhor do que uma caminhada para sentir o Gerês. Sugerimos o trilho da Preguiça, junto ao Rio Gerês. É um trilho lindíssimo, onde poderá observar vegetação autóctone e onde a água está sempre presente.

Depois, pode seguir de carro, para a Portela do Homem, atravessar a Mata de Albergaria, sem parar, mas apreciando a sua beleza e frescura. Na Portela do Homem, espreite Espanha, e observe o contraste na paisagem. Regresse no sentido do Gerês, mas vire na direção de Campo do Gerês. Esteja com atenção, irá ver junto à estrada de terra batida, do lado esquerdo, alguns marcos miliários, sinal da Geira Romana.

Siga junto ao Rio Homem, passará pela albufeira de Vilarinho das Furnas e chegará a Campo do Gerês. Aí poderá visitar o museu etnográfico de Vilarinho das Furnas, ver o Cruzeiro e seguindo para Covide pode visitar o Museu da Geira.

Entretanto almoçou, e já deve ser tarde, o fim-de-semana passou a correr, é preciso regressar.

Pode seguir na direção de S. Bento da Porta Aberta, se gostar poderá visitar o santuário.

Este é apenas um exemplo de muitos passeios e de como passar um fim-de-semana no Gerês.

Recomendamos que venha acompanhado de máquina fotográfica, e de roupa e calçado confortáveis. Verá que a máquina fotográfica é a melhor forma de registar todos os momentos inesquecíveis que desfrutou, bem como os elementos da paisagem.

Contacte-nos para o ajudarmos a programar previamente o seu fim de semana no Gerês.

Miradouro da Pedra Bela

O Miradouro da Pedra Bela é um dos miradouros mais visitados na Serra do Gerês.

Aqui vai encontrar desde uma fantástica atmosfera proporcionada pela mata constituída por Pinheiros Ibéricos e Cedros até uma fantástica vista sobre as montanhas, Caniçada, Vila das Caldas do Gerês e Vilar da Veiga.